quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cinema e Transfiguração, de Eduardo Geada


Livros Horizonte, Lisboa 1978

Ver livro completo aqui

ÍNDICE

Uma crítica materialista, de Eduardo Paiva Raposo
Da memória ao cinema em acto, de Jorge Leitão ramos

I — Ideologias e mitologias da indústria
1. À margem de Lave Story

2. Iconografia do western-spaghetti

3. O Tubarão e a desestabilização
A) A máquina industrial
B) O filme catástrofe
C) 0 filme de efeitos
D) O monstro e a castração
E) A normalidade e a legitimidade
F) Os heróis do quotidiano .
G) A lei e a ordem

4. Brecht e o cinema: uma experiência sociológica

II — A cultura e o cinema americanos

1. O policial negro americano
A) A violência quotidiana
B) A tradição anglo-saxónica
C) A fronteira interior
D) Os dois mundos da cidade
E) A imagem precisa
F) Cumprir o contrato
G) Só e vulnerável
H) Do compromisso à propaganda
I) O fim do sonho

2. Grandeza e decadência do filme musical
A) A cena e o espaço fílmico
B) O sonho e a realidade
C) O dinheiro e a glória
D) Longe no espaço e no tempo

3. O «Padrinho» americano
A) Quem acredita na América ... 72
B) Uma sociedade mafiosa... 73
C) A moral é a alma do negócio ... 75

III — Um universo fantástico

1. A falsa inocência de Hitchcock
A) Entre o mistério e o suspense
B) Topázio
C) Frenzy

2. Uma odisseia no espaço e no tempo
A) A ciência e a política
B) O aprendiz de feiticeiro
C) A vida extra-terrena

IV — A política dos autores
1. No reino de Orson Kubla Kane
A) Os géneros e os estúdios
B) Reinventar o cinema
C) A marca do autor
D) A liberdade do olhar

2. Mankiewicz: autópsia de uma retórica
A) O poder da palavra
B) O discurso da democracia
C) Representação e planificação

3. O corpo e a voz de Jerry Lewis

4. O charme indiscreto de Luís Bunuel
A) O escândalo
B) Tristana
C) O Charme Discreto

5. Fellini: A memória excessiva
A) Roma fabulosa
B) O Mundo como circo

6. Ingmar Bergman: o corpo e a alma
A) O outro e a metamorfose: Persona
B) Lágrimas e Suspiros

V — A inscrição do real no filme

1. Da realidade à ficção
A) Acontecimentos reais
B) O Assassínio de Trotsky
C) Lua-de-Mel de Assassinos
D) O rebelde «genial»: Ken Russell
E) O caso Rosi
F) Da opinião à verdade

2. Da contestação ao modernismo
A) As normas e as formas
B) Vida em Família
C) Regresso de África

VI —O cinema e a história

1. A tomada do Poder por Rossellini
A) O material da ficção
B) O filme histórico
C) O filme didáctico
D) O filme político

2. Eisenstein: a arte e a revolução
A) À margem de Alexandre Nevski
B) Ivan, a história e a representação
C) A montagem materialista
D) A transfiguração da história

VII— Por um outro cinema

1. Jean-Luc Godard
A) O olhar de Aristóteles a Godard
B) O Mundo e a escrita de Godard

Sem comentários:

Enviar um comentário