quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Imperialismo e o Fascismo no Cinema, de Eduardo Geada


Moraes Editores, Lisboa, 1977

De acordo com a introdução, o livro procura descentrar o cinema do terreno das formas artisticas para colocar algumas questões inerentes à natureza politica do cinema como instituição e à natureza mercantil do filme no sistema capitalista.

Ver livro completo aqui

índice
Introdução
1ª PARTE :
Concentração e expansão capitalistas

Capítulo 1: O NASCIMENTO DE HOLLYWOOD
Os Nickel-Odeon
A Fábrica de Sonhos
A Guerra das Patentes
As Vedetas e a Moral
A Descentralização de Hollywood.

Capítulo II: O SONHO AMERICANO
Wall Street entra na Dança
O Cinema Sonoro
O Plano Marshall do Cinema
O Paraíso Perdido
A Caça às Bruxas

Capítulo III: A COLONIZAÇÃO DA EUROPA
O Filme Europeu na América
Das Finanças às Ideias
A Produção Desertora
Os Comissionistas Periféricos
A Indústria Cultural e a Vanguarda
Os Três Cinemas
A Comunidade Económica Capitalista

Capítulo IV: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CRISE
As Novas Técnicas
As Novas Salas
Televisão Versus Cinema
Os Conglomerados
A Fatalidade Planetária

2ª PARTE :
Orgânica do filme em Portugal

Capítulo V: O CINEMA DURANTE O FASCISMO
Os Velhos Ideais do Estado Novo
O Estado Novo do Cinema
Um Cinema às Direitas
A Política do Espírito
Proteger que Cinema?
Ainda a Dobragem
O Movimento Cineclubista
O Cinema Novo
Os Ossos do Ofício
Como Romper o Cerco?

Capítulo VI: A DISTRIBUIÇÃO E A EXIBIÇÃO
Os Cinemas de Família
Uma Legislação em Tom de Farsa
Os Pioneiros da Exploração Cinematográfica
A Guerra dos Monopólios
Os Custos da Dependência
Relatório Confidencial

Capítulo VII: ABRIL E A REVOLUÇÃO DESEJADA
O Antifascismo
Parênteses sobre a Pornografia e o Cinema
A Questão Sindical
Situação do Cinema em Portugal na Queda do Fascismo
Definição de uma Política que sirva os Princípios enunciados no Programa do M.F.A.
Grupos de Acção e Animação Cinematográfica
As Campanhas de Dinamização e a RTP
O Anticomunismo
As Unidades de Produção
Contra a Recuperação Capitalista

EPÍLOGO: um poema-manifesto de Maiakovski

APÊNDlCES

— Resumo da Lei n.° 2027 (Fundo do Cinema Nacional)
— Resumo da Lei n.° 7/71 (da Actividade Cinematográfica)
— Critérios de Classificação Etária dos Espectáculos
— Resumo do Decreto-Lei n.° 654/76 (Da Pornografia)
— Resumo do Decreto-Lei n.o 653/76 (Da Pornografia e da Qualidade)
— Taxas para filmes Pornográficos
— Resumo-Esquema do Anteprojecto Sindical de Reestruturação do IPC

LISTA DOS QUADROS

1 —«Money-making Stars» do Cinema Mudo Americano
2— Estrutura Económica do Cinema Americano (Anos Trinta)
3 —Tempo de Projecção do Filme Americano no Mundo
4 —O Código Hays Aplicado pelo «New York State Board of Education»
5— Nacionalidade dos Filmes Importados (Europa)
6—A Produção Desertora Americana
7—A Co-Produção na Europa
8—Os Filmes mais Comerciais (até 1976)
9 — Os Melhores Filmes em 1972 (Inquérito à Critica Internacional)
10— Produção e Mercado Americanos
11 — Número de Televisores e de Automóveis na Europa (1969)
12— Cinema, Televisão e Parque Automóvel na Europa (evolução)
12-A--Número Mundial de Emissores e Receptores de Televisão (1972) 
13— Frequência Cinematográfica em França (oferta-procura-preços)
14—O Cinema e os Monopólios (Conglomerados) Americanos em 1974
15—Salas, Receitas e Frequência na Europa
16— Frequência Cinematográfica Anual por Habitante (Europa)
16-A— Salas de Cinema no Mundo
17— Preço Médio dos Bilhetes na Europa
18— Filmes no Cinema e na Televisão na Europa
19—As Grandes Empresas Cinematográficas USA no Mercado Externo
20—Idades do Espectador Americano em 1975
21 —O Cinema Novo Português
22 —A Produção Cinematográfica em Portugal
23 — Proveniência dos Filmes Estreados em Portugal
24 — Número de Televisores em Portugal
24-A—A Programação da RTP
25— Filmes por Distribuidor em Portugal
26— Frequência Cinematográfica Anual por Habitante em Portugal
27— Número de Espectadores de Cinema em Portugal (em Milhares)
28— Número de Sessões Anuais de Cinema em Portugal
29— Número de Salas de Espectáculos em Portugal (por Distritos)
30— Capacidade dos Recintos de Cinema em Portugal
30-A — Receitas Anuais de Cinema em Portugal (em Milhares de Escudos)
31 — Grandes Circuitos e Monopólios de Exibição e Distribuição em Portugal
32— Ligações Comerciais das Distribuidoras e Exibidoras em Portugal
33— Categoria das Salas Controladas pelas Distribuidoras (Portugal)
34— Classificação Sindical dos Cinemas
35—Circulação da Mercadoria Filme
36— Custos-Tipo para o Exibidor Normal em Portugal
37— Estimativa das Receitas de Exibição e Despesas
38— Preços Médios das Salas de Cinema por Categorias
39— Capitais e Lucros da Distribuição em Portugal
40—Saída de Divisas na Compra dos Filmes
41 — Inscrições no Grémio Nacional das Empresas de Cinema
42—A Censura em Portugal
43 — Percentagens de Classificações Etárias
44 —Organigrama da Criação do IPAC (Trabalhadores do Filme)
45 — Organigrama do Anteprojecto Sindical de Reestruturação
46— Cinema Português (Abril 74—Janeiro 77)

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