Livros Horizonte, Lisboa 1978
Ver livro completo aqui
ÍNDICE
Uma crítica materialista, de Eduardo Paiva Raposo
Da memória ao cinema em acto, de Jorge Leitão ramos
I — Ideologias e mitologias da indústria
1. À margem de Lave Story2. Iconografia do western-spaghetti
3. O Tubarão e a desestabilização
A) A máquina industrial
B) O filme catástrofe
C) 0 filme de efeitos
D) O monstro e a castração
E) A normalidade e a legitimidade
F) Os heróis do quotidiano .
G) A lei e a ordem
4. Brecht e o cinema: uma experiência sociológica
II — A cultura e o cinema americanos
1. O policial negro americano
A) A violência quotidiana
B) A tradição anglo-saxónica
C) A fronteira interior
D) Os dois mundos da cidade
E) A imagem precisa
F) Cumprir o contrato
G) Só e vulnerável
H) Do compromisso à propaganda
I) O fim do sonho
2. Grandeza e decadência do filme musical
A) A cena e o espaço fílmico
B) O sonho e a realidade
C) O dinheiro e a glória
D) Longe no espaço e no tempo
3. O «Padrinho» americano
A) Quem acredita na América ... 72
B) Uma sociedade mafiosa... 73
C) A moral é a alma do negócio ... 75
III — Um universo fantástico
1. A falsa inocência de Hitchcock
A) Entre o mistério e o suspense
B) Topázio
C) Frenzy
2. Uma odisseia no espaço e no tempo
A) A ciência e a política
B) O aprendiz de feiticeiro
C) A vida extra-terrena
IV — A política dos autores
1. No reino de Orson Kubla Kane
A) Os géneros e os estúdios
B) Reinventar o cinema
C) A marca do autor
D) A liberdade do olhar
2. Mankiewicz: autópsia de uma retórica
A) O poder da palavra
B) O discurso da democracia
C) Representação e planificação
3. O corpo e a voz de Jerry Lewis
4. O charme indiscreto de Luís Bunuel
A) O escândalo
B) Tristana
C) O Charme Discreto
5. Fellini: A memória excessiva
A) Roma fabulosa
B) O Mundo como circo
6. Ingmar Bergman: o corpo e a alma
A) O outro e a metamorfose: Persona
B) Lágrimas e Suspiros
V — A inscrição do real no filme
1. Da realidade à ficção
A) Acontecimentos reais
B) O Assassínio de Trotsky
C) Lua-de-Mel de Assassinos
D) O rebelde «genial»: Ken Russell
E) O caso Rosi
F) Da opinião à verdade
2. Da contestação ao modernismo
A) As normas e as formas
B) Vida em Família
C) Regresso de África
VI —O cinema e a história
1. A tomada do Poder por Rossellini
A) O material da ficção
B) O filme histórico
C) O filme didáctico
D) O filme político
2. Eisenstein: a arte e a revolução
A) À margem de Alexandre Nevski
B) Ivan, a história e a representação
C) A montagem materialista
D) A transfiguração da história
VII— Por um outro cinema
1. Jean-Luc Godard
A) O olhar de Aristóteles a Godard
B) O Mundo e a escrita de Godard
Sem comentários:
Enviar um comentário