sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Poder do Cinema, de Eduardo Geada


Livros Horizonte, Lisboa 1975



… não se pense que esse gosto do rigor e do método que a si próprio impõe, leva Geada a cercear a liberdade de criação, o golpe de asa inventivo. Nada disso. O que caracteriza os seus escritos é justamente o equilíbrio entre a investigação praticada com a seriedade académica e a originalidade dos enfoques, o compromisso com uma visão pessoalíssima dos objectos que trata. Como consegue Geada atingir este difícil desiderato? Através de uma constante actualização dos seus conhecimentos teóricos e técnicos, transpondo para o ensaismo a sua experiência de autor cinematográfico mediada pelo domínio das mais modernas concepções teóricas, das posições que vêem no cinema uma manifestação dialéctica, um fenómeno historicamente caracterizável. Afinal, não é Geada professor, realizador e crítico? E é com base neste tríplice estatuto que é possível realizar uma leitura justa dos trabalhos incluídos nesta colectânea, neste poder do cinema.


(Da introdução de Salvato Teles de Menezes)

Ver livro completo aqui


INDICE

INTRODUÇÃO por Salvato Teles de Menezes

I — A ESTÉTICA NA HISTORIA

   1. O Movimento e a Luz do Futuro
   2. O Filme Expressionista Alemão
   3. Dada e Surrealismo no Cinema
 
II — CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM

   1. Da Cena ao Plano
   2. Eisenstein: O Saber e o Poder
   3. Pasolini: O Real e a Morte
   4. Psicanálise do Écran
 
III — SEXUALIDADE / DESEJO / PRAZER

1. Imagens da Mulher 
2. A. Sensibilidade Homossexual  
3. Do Erotismo à Pornografia  
4. O Fantástico, o Medo e a Morte
 
IV — A FORÇA DO MODELO AMERICANO

1. Os Óscares e a Academia  
2. Holllywood enquanto Parque Infantil  
3. O Cinema como Máquina de Guerra
 
V — O PESADELO E O RISO

1. Charles Chaplin: A Angústia de ser Cómico  
2. Groucho Marx: O Caos e a Ordem  
3. Woody Allen: Humor com Amor se Paga

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